quarta-feira, 7 de julho de 2010

(Lição 07) Bruxaria para crianças e adolescentes

Ninguém entra na bruxaria por acaso. Hoje, no mundo das crianças e pré-adolescentes, lançar feitiço num colega é comum, mesmo que seja só por brincadeira.


Ninguém entra na bruxaria por acaso. Primeiro é necessário se interessar por ela e depois descobrir o caminho pelo qual se possa ser um bruxo(a). Hoje, no mundo das crianças e pré-adolescentes, isso já é algo visível - desde o vocabulário religioso até os rituais mais simples como fazer um feitiço por meio de VODU. Lançar feitiço num colega é comum, mesmo que seja uma simples brincadeira, que mais tarde poderá virar realidade.

Deus, pelo seu amor alerta, o seu povo sobre a feitiçaria e bruxaria. Um bom exemplo é o rei Saul: começou bem, mas terminou mal porque não deu ouvidos à Palavra de Deus. “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadores (necromantes) para consultar. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé” (1Cr 10.13-14).

Poderíamos dar uma lista de passagens bíblicas que mostram claramente que Deus abomina a feitiçaria, por isso quero que você pense na vida espiritual e onde você quer que seu filho passe a eternidade. “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Ap 21.8).

Revistas especializadas em bruxaria para crianças e adolescentes
Depois do ‘carro-chefe’ Harry Potter, a bruxaria teve um crescimento no meio das crianças e adolescentes, até mesmo no meio pedagógico. Muitos professores têm orientado seus alunos a lerem os livros do pequeno bruxo.

Nas bancas de jornais qualquer criança ou pré-adolescente pode ter acesso a revistas especializadas em bruxaria, uma delas que está fazendo o maior sucesso é a W.I.T.C.H. (As bruxinhas), publicada pela Disney em vários países. Ela chegou ao Brasil com o objetivo de ser a “melhor amiga das meninas”. O próprio site da editora Abril, define que a revista pretende ajudá-las a viver esse período da vida mais preparadas, confiantes e capazes de superar as dificuldades comuns da fase da adolescência. Trazer matérias sobre astrologia, esoterismo, rituais do mês, horóscopo, encantamentos e poções seria preparar adolescentes de 9 a 13 anos para a vida?

A revista Witch tem ensinado às meninas o que a Bíblia diz para ficarmos longe. Essa revista em seus ‘rituais do mês’, tem levado a criança a ter contato com magias e encantamentos. O ‘ritual do mês’ de novembro de 2002 ensinava o uso do incenso - os indianos acreditam que cada incenso reúne energias e contém as forças do elemento terra e que seu cheiro e sua fumaça são meios de falar com os deuses. O ritual chamado “Fumaça Mágica” tem o objetivo de levar uma resposta à garota nas suas decisões importantes. Veja o texto colocado como dica: “O incenso pode ajudar você a tomar decisões importantes, sabia? Imagine que você está a fim de um garoto e não sabe o que fazer. Daí é só pegar um pedaço de papel e escrever nas quatros bordas opções de coisas que você poderia fazer para se aproximar dele como ligar, mandar um e-mail ou um bilhete, esperar ele vir até você ou pedir para uma amiga falar com ele. Coloque seu incensário em cima do papel e acenda o incenso. A direção que a fumaça tomar vai indicar o que você deve fazer”. Qual é a menina que no período da adolescência não fica gostando de um garoto? Além destas informações, na compra da revista vem o incensário e o incenso. Existem ainda dicas de qual hora é boa para acender o incenso, o que ele pode trazer como bons fluidos e bons sonhos. Esta é uma revista totalmente dedicada às meninas, com intuito claro de levar o conhecimento de práticas ocultistas e de bruxaria, sabendo que esta tem sido uma religião matriarcal.

Vodu contra quem quiser
Mais uma vez a criança ou adolescente descobre que jogar um feitiço no outro para obter um resultado esperado não é tão ruim assim. Dentre muitas lojas de esoterismo, entrei em uma delas ao ver, pelo lado de fora, bonequinhos(as) sendo vendidos por R$10,00. Eles tinham o título bem grande “VODU – professor”. A embalagem ainda traz a informação que existem bonequinhos para fazer o Vodu para irmã, irmãos, nora, sogra, pai, mãe, chefe e cunhado(a).

O pacotinho contém o bonequinho, uma plaquinha para colocar o nome da pessoa, as fitas para amarrar o boneco conforme a necessidade e as informações necessárias de como proceder conforme a situação. Tudo muito bem explicado para que qualquer pessoa entenda. Veja as situações que são colocadas:

“Para o vodu representar seu professor, proceda da seguinte maneira. Escreva o nome dele no papel, enrole-o e amarre-o na mão esquerda do Vodu. Assim tudo o que você fizer para o Vodu, afetará a pessoa representada. Conforme o comportamento do seu professor, proceda da seguinte maneira:
- Se seu professor te der bronca na frente de todo mundo, amarre a fita verde em volta da boca do seu Vodu. Assim, ele pensará melhor antes de te dar uma bronca da próxima vez.
- Se seu professor não deixar você sair mais cedo da aula, enforque o Vodu com a fita verde, assim ele deixará você entrar e sair da sala a hora em que você desejar.
- Se seu professor te mandar para a diretoria, amarre a fita em volta da perna direita do Vodu e pendure-o, assim ele vai parar de pegar em seu pé”.

Estas informações estão dentro do “Kit Vodu” e existem mais situações de como agir. Depois de fazer inúmeras recomendações de como usá-lo, no último parágrafo o fabricante avisa que é uma brincadeira ironizando o personagem do professor: “Lembre-se, tudo não passa de uma grande brincadeira. Por isso, você também pode dar o Vodu de presente para o seu professor com um bilhete escrito que você o ‘adora’”.

No entanto, esta é uma brincadeira muito perigosa, porque o Vodu é um boneco que representa uma pessoa, à qual se deseja dirigir um encantamento. Vodu não é brincadeira de criança. Por mais que alguns dizem que cabe ao manipulador do boneco utilizar corretamente o poder do Vodu, qualquer criança que detesta o seu professor vai usar as informações para tentar obter os seus objetivos.

A prática do Vodu é feitiçaria e bruxaria pura.

Desenhos e filmes dedicados à bruxaria
Infelizmente a sociedade tem recebido informações totalmente deturpadas sobre o que é ser um bruxo e uma bruxa. Muitas crianças têm sido levadas a pensar que a bruxaria é algo bom. Hoje, em alguns programas infantis existem os desenhos que ensinam encantamentos.

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento, porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim, e visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Os 4.6).

É triste que muitos filhos de Deus deixem seus filhos assistir na TV programas como Dragon-ball, Yu-Gi-Oh, Slayer, Bakugan, que são os desenhos mais assistidos do público infantil. Em desenhos animados o mal e o bem sempre são o ponto de partida de qualquer história: a princesa contra a bruxa, o príncipe contra o cavaleiro mal. Mas o que vemos nos desenhos citados é o bem e o mal se misturarem, o herói volte e meia precisa da ajuda das forças do mal, e o vilão tem “recaídas” e faz um bem.

Devemos analisar as programações que crianças e adolescentes assistem. Bruxos crianças, feiticeiros do bem, e até mesmo o próprio diabo têm sido personagens em desenhos infantis e filmes juvenis. No desenho A VACA E O FRANGO, por exemplo, uma vaca e um frango são filhos de pais normais. Estes pais apóiam os filhos mesmo quando seus atos são errados. O que impressiona é que seus pais não aparecem totalmente, estão sempre de cabeça para baixo, e quem toma conta dos garotos (a Vaca e o Frango) é um demônio - literalmente o demônio. De vez em quando ele leva os dois para o inferno, e é ele quem dá dicas e opiniões para a vida de cada um.

Como analisar um desenho, filme ou revista infantil e juvenil?
A Bíblia é um livro completo e tem resposta para tudo. Quero que você pense nas palavras do profeta Isaías (cap.5, v.20): “Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas, e fazem do amargo doce e do doce amargo”.

Este é um dos princípios que podemos observar em um desenho, filme ou qualquer material. Se dermos aos nossos filhos essas definições do bem e do mal, a criança sempre terá em seu coração um conceito, mesmo que seja o mais simples. O que devemos fazer é ensinar a criança no caminho em que deve andar (Pv 22.6). Mostre a ela quem é o feiticeiro, o bruxo, o duende, a bruxa, o mal ali representado - ensine o princípio que será luz para o seu caminho (Sl 119.105) para o resto de sua vida.

Mostre como Deus analisa os personagens, mesmo sendo uma fantasia, para que aprenda a escolher a sua programação. Não podemos chamar o bem de mal e o mal de bem, não podemos chamar o garoto bruxo de bonzinho porque, mesmo que suas atitudes sejam para ajudar outra pessoa, ele age de modo contrário à Bíblia. O traficante mesmo que ajude a comunidade e suprir as suas necessidades, ele ainda age contra a lei - rouba e vende drogas para obter o seu sucesso. Da mesma forma é o bruxo, ele invoca poderes, demônios ou espíritos da natureza para obter o seu sucesso, mesmo que o objetivo seja ajudar alguém.

Nunca podemos deixar de lado a instrução de Deus, caindo na tentação de sermos sábios aos nossos próprios olhos. “Ai daqueles que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes de si mesmos” (Is 5.21). Antes, devemos obedecer às admoestações do Senhor: "não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que... pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria, ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por que pratica essas coisas... Permaneçam inculpáveis perante o Senhor" (Dt 18.9-13).

Fonte: Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP)
Extraído e adaptado de: Bruxaria para crianças, por Alexandre Farias

Um comentário:

Se desejar, deixe aqui seu comentário: